O NuMAA é composto por docentes dos diversos campi da UNIFESP e por representantes das Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas, Gestão de Pessoas, Graduação, Extensão e Cultura e Pós-Graduação e Pesquisa.
Composição 2022 - 2024:
Prof. Dr. Camilo de Lellis Santos (ProPGPq)
Dra. Christine da Silva Pinheiro (CDD - Prograd)
Profa. Dra. Geisa Colesbrusco de Souza Gonçalves (Bolsista Santander - campus São Paulo)
Prof. Dr. Fernando Maciel Gazoni (Bolsista Santander - campus Guarulhos)
Profa. Dra. Kumiko Oshio Kissimoto (Bolsista Santander - campus Osasco)
Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze (TEDE)
Profa. Dra. Luciana Yumi Akisawa Silva (Bolsista Santander - campus Diadema)
Manuel Camilo Gil Ferreira de Medeiros (Proec)
Márcio Sebastião Cardoso Horta (Praepa)
Profa. Dra. Mariana Chaves Aveiro (Bolsista Santander - campus Baixada Santista)
Dra. Nayara de Paula Faleiros (Propessoas)
Prof. Dr. Nirton Cris Silva Vieira (Bolsista Santander - campus São José dos Campos)
Profa. Dra. Regina da Silva de Camargo Barros (Bolsista Santander - campuss Osasco)
Profa. Dra. Renata de Faria Barbosa (Bolsista Santander - campus Osasco)
Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista (Bolsista Santander - campus Baixada Santista)
O NuMAA é um espaço que reúne mentes brilhantes focadas em transformar a experiência do ensinar e facilitar o processo de aprender, por essa razão é que eu tenho tanto interesse e orgulho de integrar esse grupo. Sou professor Camilo, biólogo, apaixonado por educação, fisiologista de mecanismos neuroendócrinos e dedico meus dias acadêmicos para estudar os fenômenos de aprendizagem mediados por tecnologias educacionais e metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem.
Sou enfermeira, mestre e doutora em ciências, e, docente da Unifesp desde 2019. O ensino de graduação sempre foi uma temática apaixonante. Atuo no ensino de enfermagem desde 2010, e as metodologias de aprendizagem ativa são adotadas sempre que posso nas minhas aulas, acredito que estimular o engajamento do estudante permite a aprendizagem significativa e o preparo para o mundo do trabalho! Penso que para além do conteúdo, que é muito importante, precisamos apresenta-lo de formas diversas para os estudantes com seu envolvimento ativo. Durante a pandemia de Covid-19 pude cursar treinamentos de metodologias de aprendizagem ativa e híbrida, e agora, docente de um curso integral e presencial, as metodologias ativas são cada vez mais necessárias. Acredito que elas promovem uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos. Ser parte do NuMAA é um prazer porque nesse grupo podemos desenvolver o que acreditamos, em colaboração com colegas de várias áreas e que também partilham valores e compromissos com a formação universitária. Nosso compromisso social de estar numa universidade pública é também por meio da qualificação do ser docente.
Docente no curso de Administração, responsável pelas disciplinas de Logística e PCP (Planejamento e Controle da Produção). Sempre me interessei por formas de dispertar o interesse e maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. As metodologias ativas de aprendizagem são um conjunto de ferramentas que nós, docentes, podemos empregar como estratégia de ensino nas salas de aula. Porém, esta busca por aprender o uso destas metodologias pode ser um caminho solitário. O NuMAA tem se tornado um espaço de compartilhamento e aprendizagem que nos dão incentivo e segurança para seguir tentando aplicar novas formas de ensino.
Olá! Sou professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Unifesp. Gosto muito de estudar e aplicar a aprendizagem baseada em jogos e em projetos de jogos, além de gamificação. As metodologias de aprendizagem ativa são essenciais para refletir sobre a relação de professor com alunos e sobre a prática docente em prol da aprendizagem significativa.
Meu interesse em integrar o NuMAA foi em aprimorar e adquirir novos conhecimentos na área de metodologias de aprendizagem ativa para desenvolver novas formas de ensino, de maneira que os alunos se sintam engajados em buscar o conhecimento e compreender os fenômenos estudados e não apenas tirar a nota para passar.
Creio que estimular as reflexões sobre as Metodologias de Aprendizagem Ativa, contribuir para a consolidação do uso das mesmas no âmbito da universidade e fomentar a constituição de uma comunidade de práticas em MAA, sejam fundamentais para qualificar e ampliar a formação e o leque de estratégias e metodologias adotadas pelos docentes/educadores da instituição, favorecendo assim, a qualidade do processo Ensino/Aprendizagem. Pedagogo/Praepa.
Sou fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Fisioterapia, docente da Unifesp desde 2011. Em 2020, durante a pandemia de 2020 e participação das ações de desenvolvimento docente que participei, percebi que precisava de novas estratégias para melhorar o aprendizado dos estudantes. As Metodologias de Aprendizagem Ativa representam hoje para mim, não só uma melhor aprendizagem dos meus alunos, mas também um caminho que favorece a inclusão na universidade. Acredito em uma Universidade Pública de qualidade, democrática e inclusiva.
Pós-Doutora em Estratégia e Gestão Internacional; Doutora e Mestra em Administração; Especialista em Gestão Escolar; Bacharela em Marketing e Pedagoga. Atua como Coordenadora do Curso de Administração na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - EPPEN - da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Embora tenha concentrado os estudos na área de Administração, a formação em pedagogia e em gestão escolar suscitou o interesse em metodologias de ensino e por isso, faz parte do NuMAA.
Tenho licenciatura plena em Física, mestrado e doutorado em Engenharia Nuclear. Desde 2013 integro o corpo docente da UNIFESP. Venho utilizando desde então, ainda que timidamente, metodologias de aprendizagem ativa. Porém em 2020, durante a pandemia do Covid-19, mergulhei no universo de capacitação e treinamento docente sobre metodologia e estratégias no tocante ao ensino e a aprendizagem. Posso dizer que este período histórico que vivenciamos foi um divisor de águas na minha carreira docente. Então, ao integrar o NuMAA, continuei me aperfeiçoando e partilhando experiências sobre metodologias de aprendizagem ativa. O NuMAA significa pra mim um espaço de trocas e aprendizagem contínua, promovendo o aprimoramento das minhas práticas docentes no Ensino de Cálculo. Assim concentro minhas pesquisas em duas linhas: i) Espectroscopia de Raios X aplicada ao meio ambiente e no estudo de toxinas. ii) Implementação e avaliação de práticas e estratégias pedagógicas no ensino de Cálculo e áreas correlatas.
Sou professora, com formação em Psicologia , e atuo no Instituto de Saúde e Sociedade / Campus Baixada Santista e no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde- CEDESS/ Campus São Paulo. Integrar o NuMMA é um convite permanente à troca, aprendizagem colaborativa e trabalho interprofissional , articulando a participação criativa e propositiva de estudantes, professoras(es), preceptoras(es), comunidade, na formação em saúde. Integrar o NuMMA é reafirmar a construção cotidiana de uma universiade socialmente referenciada.