Para as atividades deste núcleo, utilizaremos um híbrido de definições de metodologias de aprendizagem ativa. A começar por assumir que no Brasil foi adotado o termo simplificado “metodologias ativas” para expressar metodologias de aprendizagem ativa. Nesse sentido cabe ressaltar que o componente semântico mais central na expressão de ser ativa é a aprendizagem e não a metodologia. O primeiro entendimento sobre a definição de metodologias de aprendizagem ativa é que este tipo de metodologia é o oposto à aprendizagem passiva. Aprendizagem passiva é aquela que ocorre durantes as aulas tradicionais expositivas, onde um estudante recebe passivamente as comunicações orais e visuais enviadas por um “expert”. A segunda compreensão do conceito de metodologias de aprendizagem ativa envolve assumir que a prática pedagógica deve ser centrada no estudante. Isso significa que o objetivo pedagógico do professor deve ser criar oportunidades para que o conteúdo curricular seja impactante sobre a aprendizagem dos estudantes e não a mera missão de entregar um conteúdo curricular como parte do conteúdo programático. O estudante irá assumir o protagonismo da própria aprendizagem mediante estímulos e práticas didáticas propostas pelo professor. Finalmente, a aprendizagem ativa é um processo de interatividade e engajamento dos estudantes que pode ser implementado por meio de estratégias que envolve a metacognição, discussão, trabalho em grupo, avaliação formativa, prática de competências essenciais, visualização pela ação, desenho conceitual de aula, atividades, e/ou jogos (Freeman et al., 2014; Hartikainen et al., 2019; Driessen et al., 2020).
Referências
Freeman S, Eddy, SL, McDonough M, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, Wenderoth MP. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences USA 2014; 111(23):8410–15. DOI: 10.1073/pnas.1319030111
Hartikainen S, Rintala H, Pylväs L, Nokelainen P. The Concept of Active Learning and the Measurement of Learning Outcomes: A Review of Research in Engineering Higher Education. Educ. Sci. 2019, 9 (4):276. DOI: 10.3390/educsci9040276
Driessen EP, Knight JK, Smith MK, Ballen CJ. Demystifying the Meaning of Active Learning in Postsecondary Biology Education. CBE Life Sci Educ. 2020 Dec;19(4):ar52. DOI: 10.1187/cbe.20-04-0068.