O Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa (NuMAA) foi originalmente concebido como uma forma de partilhar, com a comunidade acadêmica da UNIFESP, a formação em metodologias ativas oportunizada por meio de bolsas de estudos concedidas por meio de um edital interno (535/2021) de desenvolvimento docente.
Neste edital, dez docentes dos diversos campi da Unifesp foram selecionados e realizaram os cursos sobre as metodologias de aprendizagem ativa, comprometendo-se a serem multiplicadores (as) dessa temática em contrapartida à participação no programa. Entre diversas possibilidades de ações de multiplicação aventadas, decidiu-se pela criação de um espaço permanente de formação docente, no qual houvesse a partilha de experiências e conhecimentos sobre as metodologias de aprendizagem ativa.
Assim, surgiu o NuMAA - Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa, que foi institucionalizado no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação. Oficialmente instituído pela Portaria da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente nº 3.091 de 12 de agosto de 2022, publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 12 de agosto de 2022, o grupo passou a contar com representações de todos os Campi, do Curso TEDE e das Pró-Reitorias afins (Propessoas, Prograd, ProPGpq, Praepa e Proec).
O núcleo tem, entre seus principais objetivos, a constituição de um espaço de contribuição teórico-filosófico por meio de comunidade(s) de práticas docentes que estimulem a partilha de experiências sobre as metodologias de aprendizagem ativa na Unifesp, além de contribuir para a consolidação dessas metodologias no interior da universidade ao propor ações de desenvolvimento docente com intuito de multiplicação do conhecimento e das práticas relacionadas às metodologias de aprendizagem ativa.